Dienstag, 29. Mai 2012

Web - Um mal necessário ou uma janela para o mundo?

Olá amigos!

Hoje, poucas pessoas se atrevem a sair de casa sem seus celulares ou seus aparelhos de comunicacao super, ultra modernos. Para muitos, seria o mesmo que sair sem roupas, e para outros, compreensível, sem sua ferramenta de trabalho.

Nao quero ser provocativa, ou acirrar discussao sem sentido, mas é que uma amiga postou há algum tempo no Facebook algo assim: "Porque as pessoas postam qualquer m... no Facebook?"  Claro, vamos continuar defendendo a bandeira da liberdade de expressao, ok? E por isso, é preciso respeitar até mesmo qualquer m... posta.
Temos que ver esses Posts de vários pontos. Muitas pessoas usam a net (Facebook) com várias finalidades. Para diversao, para trabalho, aproximar-se virtualmente de seus parentes e amigos distantes, e também inúmeros outros motivos, e o que pode ser importante para mim, pode nao ser para você, e vice-versa. 



É fato, que as pessoas hoje, estao viciadas em seus aparelhos de comunicacao. Eles nao foram desenvolvidos envao. Mas é um "vício" necessário. Poucos conseguem ter um dia "normal" se nao estiverem conectados ou com seus aparelhos celulares à mao. Qualquer motivo, ocasiao ou situacao é razao para um Post. Parece que o corpo e a mente nao funcionam bem sem esses aparelhos...é como se desse uma coceirinha nos dedos. Uma vivência que até poucos anos atrás seria algo comum e nao menos prazeroso, como um passeio em família, um churrasco com os amigos ou a mais banal sistuacao, como ir ao trabalho, uma gripe ou sei lá o que, hoje é razao para se compartilhar com centenas de pessoas. O que será que leva à isso? Também nao sei, mas sou muito boa em especulacoes...
Essa coisinha, que todos dizem que foi feita para aproximar as pessoas, talvez nao aproxime tanto assim, mas afaste, pelo menos físicamente. Por exemplo, alguém foi te visitar por você ter postado que estava de cama? Nao! Mas os votos de "melhoras" foram infindos, e isso te fez muito bem! Mas, quando foi que você recebeu um abraco e um beijo caloroso, daquela sua amiga que diz todo dia que te ama e que está com saudades, em um Post através da Web? Ela é sua vizinha, mas nao têm tempo de se verem? Loucura...inacreditável...Será tudo isso carência? Quem sabe? Só sei sim, que dá um prazer danado, entrar na net e ver que na nossa página de relacionamentos, alguém se lembrou de nós de alguma forma, e deixou uma mensagem. É muito bom, ver lá encima, do lado esquerdo da tela, uma marquinha vermelha, esperando pra receber um clic! Oba!!! alguém se comunicou!!!

Mas, mesmo com tanto "compartilhamento", a humanidade está carente, e com medo da solidao. Se observarmos bem, alguns posts sao como se dissessem assim: "Oi, estou aqui! Estao me vendo?!"
 Muitos, usam seus meios de comunicacao na Web para a comunicacao produtiva e troca de informacoes valiosas; para expandirem os seus negócios; e outros para diminuirem a distância dos seus parentes e amigos que moram longe. É muito importante como esse meio de comunicacao mais rápido faz uma enorme diferenca, principalmente para quem desenvolve negócios na Web, pois acredito que nao haja forma mais rápida de se alcancar um número maior de clientes em potencial. 

É bem interessante, ver como essa modernidade nos meios de comunicacao tem transformado o mundo. Antes, uma carta escrita de próprio punho, transformava palavras em sentimentos, e que demorava dias ou até meses, era esperada com ansiedade e foi substituida por uma tela e um simples aperto de um botao e...pronto, enviado.

Compartilhar momentos de alegria, tristeza, um passeio no parque, um jantarzinho, um momento romântico, é quase que obrigatório. Acho, que às vezes, esquecemos de curtir os momentos para nos preocuparmos com a pose, e com o próximo Post. Já parou para observar como se sente, quando esquece o telefone ou câmara fotográfica em casa? Se nao se descabela ou tem uma crise histérica, é porque você ainda nao é daqueles que fazem parte dos já "dominados pela máquina".

Isso nao quer dizer, de uma forma geral que seja ruim, se observarmos pelo lado de como a vida das pessoas ficou facilitada e, que tudo isso se traduz em ganho de tempo. Mas, de que forma esse tempo ganho é investido?  Sendo reinvestido em trabalho?; na melhora qualitativa da vida pessoal?; na agilidade e resolucao de atividades profissionais, que darao resultados lucrativos no futuro? E a sua vida pessoal, tá sendo prazerosa?

Algo também, que nao devemos deixar de avaliar e se preocupar, é com a exposicao pessoal na Web. Um assunto que está sendo constantemente discutido, é de como se comportar nas redes virtuais. Muitos usuários, até mesmo por inocência ou falta de experiência acabam se expondo demais, às vezes sem saber. Como na vida real, no mundo virtual é preciso também atentar para o comportamento e postura. Uma grande amiga, radicalizou e definitivamente nao poe mais fotos de seus filhos no Facebook para protegê-los dos pedófilos de plantao. Exagero? Cada um se protege como pode, apóio sua decisao. Ter cuidado com a sua imagem e a da sua família é tudo! 
Pequenos detalhes, podem fazer uma grande diferenca. Postar fotos de pessoas, mesmo conhecidas em situacao de muita exposicao, que constrangem, nao é literalmente legal. Cuidado também quando enviar convites em massa para seus amigos, um falso clic, e seu convite será enviado enganosamente para milhares, e isso pode ser catastrófico...Fica a dica, e olho vivo!



Beijos virtuais à todos!



Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

Um Conto Corrido

07:30 - O Telefone -Alô! -Mãaaae!! Esqueci a mochila de esporte na parada do ônibus! -Corre por favor antes que alguém pegue! -E onde vc est...