Mittwoch, 16. Mai 2012

O Comeco de tudo

Olá queridos!

Como já mencionei antes, esse blog vem com a proposta de abrir os olhos, a mente, o coracao e os caminhos de muita gente. Nao quero com ele, contar a história ou o caso isolado de uma pessoa. Pois, afinal de contas, somos muitos espalhados pelo mundo, ou mesmo pelo Brasil. Gente que deixou sua pátria ou sua terra natal em busca de seu sonho, ou por razoes que elas mesmas sabem. Mas cada pessoa, mesmo tendo suas próprias razoes em estar longe de casa, com certeza têm o mesmo objetivo: mudar de vida.
Mas esse desejo de mudanca, implica muito mais reformulacoes na vida do que se pensa. Principalmente quando nao há um planejamento para essa trasnformacao.

Eu por exemplo, quando decidí mudar para a Alemanha, também enfrentei meus desafios interiores. Me fiz muitos questionamentos, que para os quais só encontrei respostas muitos anos depois, com minha vivência diária,e minhas próprias experiências que nem sempre foram positivas, mas todas proveitosas.

Quando tornei minha decisao de viajar pública, muitas pessoas nao compreendiam as minhas razoes, já que tinha e tenho uma relacao de muita afinidade com minha família, e também tinha uma carreira promissora como Secretária Executiva, e amava meu trabalho. Mas nem sempre aquilo que temos nas maos é o que nos faz feliz, e ir em busca da minha felicidade, que era idealizada em conhecer um novo mundo e consequentemente uma nova cultura, era o que me completaria.

Lembro-me que uma ex-colega de trabalho ao saber dos meus objetivos, me falou. "Eu teria medo de dar um passo desses!". Bem, aquele era um medo que nao era meu, era dela, e por isso nao me deixei amedrontar pelo desconhecido. Claro, tive sim momentos de incertezas, mas que com o passar do tempo e, através de minha seguranca no que eu queria, essas incertezas foram se esvaindo.

Saber que irá se confrontar com um mundo e culturas completamente novos, é a primeira coisa a se preocupar, principalmente para quem vai mudar de país. Até mesmo os países mais vizinhos do Brasil têm sua cultura e vida sociais próprias. Mesmo que o idioma nao seja tao diferente do português, como o idioma espanhol por exemplo, é muito importante aprender a falar esse idioma, apenas por uma razao: Respeito!
Nem todas as pessoas em outros países, sao tolerantes como os brasileiros no que diz respeito ao idioma. As pessoas lá fora, gostam, dao mais atencao e falando francamente, respeitam mais quem sabe falar ou quem se esforca o mínimo para se comunicar no idioma do país que se escolheu para viver ou mesmo visitar.
Quando falo respeito, refiro-me às duas partes, o visitante ou novo habitante do país, conquista dessa forma o respeito para sí, e com isso, mostra respeito pelos habitantes do pais que se está visitando. Por isso, um dos primeiros passos a ser dado quando se quer morar fora, é aprender a falar o básico no idioma do país escolhido! Entao, visitar um curso de idiomas é totalmente válido, pois muitos cursos nao só trabalham a gramatica escrita e falada, como também fazem uma viagem cultural durante as aulas, o que é muito importante.

Se você tem uma experiência sobre isso, gostaria de abrir aqui um espaco para troca de idéias e valores.

Um abraco grande.

Alessandra Heidenreich

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

Um Conto Corrido

07:30 - O Telefone -Alô! -Mãaaae!! Esqueci a mochila de esporte na parada do ônibus! -Corre por favor antes que alguém pegue! -E onde vc est...