Sonntag, 23. November 2014

Uma jarra de saudades

 


Era hora do café da manhã , um sábado lindo de sol, e como sempre, não apressamos o dia, deixamos que corresse tranquilamente. Para nós, é dia de descanso do corpo, de relaxar. Mesmo que uma vez ou outra precise ir trabalhar.

A mesa estava posta, e nós três já estávamos sentados, quando me dei conta de que faltava o suco. Lembrei que havia trazido uns maracujás da minha última viagem ao Brasil, e antes que estragassem, o que seria terrível, pensei em fazer suco deles. Meu marido disse que alguns já estavam "mofados"! Meio desconfiada, eu peguei um maracujá pra conferir, mas ele estava apenas murcho, que é uma característica natural da fruta.

Cortei um maracujá ao meio e levei-o ao nariz, e aquele cheiro exalado me preencheu, entrou de vagar pelo meu peito, e se alojou no meu coração! Aquele cheiro de maracujá me encheu os olhos de lágrimas...! Em uma fração de segundos, enquanto apreciava aquele cheiro tão exclusivo e inconfundível, minha alma fazia uma viagem de volta ao Brasil. Em tão pouco tempo, eu vi as ruas por onde sempre passei no caminho ao trabalho, vi o centro do Recife com as suas belas pontes; vi a praia de Boa Viagem ensolarada como a deixei...vi as árvores frutíferas do quintal da casa da minha mãe...

Sim, era saudade...mas era uma saudade deliciosa, que não doía nem maltratava. Era uma saudade, que me reportava aos momentos de prazer e de alegria da minha vida que deixei lá no Brasil. Era uma saudade que me fazia lembrar das delícias da minha origem. Pra me lembrar, que mesmo longe, é possível lembrar-se de casa sem sofrer! 

Meu marido e a Corina também apreciaram aquele cheiro, e todos lembraram de momentos alegres de nossas últimas férias juntos.

Por fim, fiz uma deliciosa jarra de suco com alguns maracujás...ahhh que delícia!
E aquele foi o café da manhã mais alegre que já tive em dez anos de vida na Alemanha!

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

Um Conto Corrido

07:30 - O Telefone -Alô! -Mãaaae!! Esqueci a mochila de esporte na parada do ônibus! -Corre por favor antes que alguém pegue! -E onde vc est...