Dienstag, 19. Juni 2012

Futebol - Unindo Nacoes e Transformando a alma de um povo!

Como brasileira e amante do futebol arte (nao importa quem jogue!), nao poderia deixar de prestar essa homenagem às nacoes que participam da Copa da Europa 2012, que está sendo realizada na Croácia e Polônia, simultâneamente. 

Alguns fatos têm marcado a Copa deste ano. Por exemplo, todo o mundo sabe da crise financeira causada pelo desequilíbrio econômico após a implantacao do Euro, enfrentada por alguns países, como Portugal, Itália, Espanha e Grécia. Na Grécia, a crise  fez com que o povo fosse às ruas e se manifestasse pública e notoriamente contra o seu governo. O vandalismo tomou conta das ruas após confrontacoes da populacao com a polícia, causando tanto estragos materiais, como emocionais. O povo nao tem trabalho, o turismo que é a principal fonte de renda para algumas ilhas naquele país, caiu em até 70%. Está faltando comida na mesa da populacao e ainda nao é possível se ver uma solucao concreta imediata para a situacao. Mesmo após eleicoes ocorridas há alguns dias.

Mas por outro lado, a Selecao de futebol grega, que enfrentará a Selecao alema na próxima sexta-feira (22.06) nas quartas de final, está muito motivada. Os jogadores estao jogando com os "coracoes nas chuteiras", como se quisessem dar ao seu povo, a alegria de viver roubada com a crise econômica. Após o gol de qualificacao, um dos jogadores chorou e causou muita comocao com o seu choro. Como se fosse um desabafo...

Para os brasileiros, que estao mais acostumados com a euforia causada pelo futebol, talvez seja algo quase que imperceptível, mas para os mais atentos é interessante de se ver como a populacao alema tem se comportado a cada participacao da sua selecao na Copa européia. O povo se tornou mais emotivo, elegre e sensível. 
 Copa do Mundo 2010

Como nunca antes, desde a Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha, o povo voltou a se orgulhar de vestir a camisa da "Selecao dos Onze", como é carinhosamente chamada a selecao nacional. Nunca antes se entoou com tanto fervor o seu hino nacional, que tem no seu refrao as palavras: igualdade, direito e liberdade. Nunca, hasteou-se com tanta honra e respeito, a bandeira nacional, que também passou a fazer parte da decoracao das varandas e sacadas dos prédios, nos mastros nos jardins das casas, nos carros e das mais diversas formas. Nunca se demonstrou tanto amor ao seu país, sem vergonha do seu passado sombrio, ou até mesmo por medo de uma possível agressao, física ou verbal

Isso tem uma razao: a repressao e opressao após a Segunda Guerra Mundial. Mostrar-se patriótico e pendurar a bandeina nacional na janela, era uma associacao imediata com o Nacionalismo Extremista, adjetivo ligado ao partido do Ditador Adolf Hitler, e ninguém queria essa comparacao.

Mas chegou o tempo de libertar-se desse estereótipo, e de mostrar que o povo, a nova geracao e as geracoes que sucederam à Segunda Guerra, estavam dispostos a mudarem esse quadro. Claro, o que passou é fato, pertence à história e nunca será apagada da memória mundial.  
    
Por outro lado, é simplesmente emocionante ver e fazer parte dessa trasnformacao social e emocional de um povo. O que antes se fazia individualmente e passava quase despercebido, como por exemplo assistir ao futebol em casa, passou a ser feito coletivamente. Os jovens, criancas e adultos se "fantaziam de Alemanha", com pinturas no rosto e aderecos de todas as formas imagináveis. Se reunem em pracas nos principais grandes centros, fechadas, com segurancas por todas as partes, e exclusivamente preparadas para receber a massa que assiste de forma eufórica, febril e vibrante aos jogos  retransmitidos em teloes. 
As famílias e os amigos se reunem, fazendo desse momento mágico e inesquecível. Em cada vitória, é uma euforia só. O povo sai às ruas em carreatas, buzinando e compartilhando de sua alegria, ostentando mais uma vez, o seu orgulho até entao reprimido.

Quem vivenciou aquela Copa do Mundo de 2006 aqui na Alemanha, sabe do que falo. Aquele momento foi um divisor de águas. Aquele sentimento de confraternizacao ficou tatuado no coracao e na memória do povo.  
Fachada da entrada de Dortmund (Bahnhof) Copa 2006





E como naqueles dias, a festa hoje também é de ganhadores e perdedores. Todos festejam e comemoram juntos!

Copa do Mundo 2006 - Alemanha



Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

Um Conto Corrido

07:30 - O Telefone -Alô! -Mãaaae!! Esqueci a mochila de esporte na parada do ônibus! -Corre por favor antes que alguém pegue! -E onde vc est...