Montag, 4. Juni 2012

Informacao: a melhor arma!

Olá amigos!

Hoje pela manha eu estava fazendo o meu tour diário, pelos principais jornais brasileiros e me deparei com essa notícia no jornal O Globo: "Polícia Federal investiga 120 casos de tráfico de pessoas"

http://oglobo.globo.com/pais/policia-federal-investiga-120-casos-de-trafico-de-pessoas-5110595

Essa notícia nao traz infelizmente nada de novo, pois esse assunto é antigo, só que continua sendo muito sério e merece um pouco mais de atencao. As autoridades brasileiras têm feito um trabalho sério em combate à esse tipo de crime, mas infelizmente, está em desvantagem, quando pensamos na quantidade de exploradores que agem sempre de forma cada vez mais refinada, e buscando sempre outras auternativas para ludibriar a polícia e os órgaos investigadores.

As pessoas que mais sofrem esse tipo de abordagem, como a matéria já menciona, sao jovens aspirantes a jogadores de futebol, e que sonham com uma carreira internacional. Mas nao podemos deixar de citar que muitas mulheres e homens também sofrem esse tipo de assédio, com promessas de trabalhos no exterior com faturamento alto. Informar ainda é a maneira mais clara de se combater esse tipo de crime. É importante que essas pessoas conhecam a realidade que as esperam, pois esse sonho pode nem sempre terminar com um final feliz. (Essa matéria da Jornalista Mariana Branco para o Correio Brasiliense, retrata com riqueza de detalhes a realidade social brasileira, e outros países, o trabalho das autoridades no combate ao crime de exploracao sexual e o reflexo disso tudo - http://www.correioweb.com.br/especiais/turismosexual/nobrasil.htm

Tenho um exemplo bem próximo a mim, de um jovem rapaz que foi abordado por supostos "olheiros", no clube em que jogava futebol, convencido a mudar para o Estado de Sao Paulo e lá, ele viu a realidade. Nada do que foi prometido a ele, sua família e muitos outros rapazes que se encontravam no mesmo local e vivendo a mesma situacao de exploracao foi cumprido. Por muita sorte e por ter uma família extruturada, ele conseguiu por fim àquilo antes que a situacao se escalasse, mas, e os demais que nao têm nenhuma extrutura familiar? O que será deles? No fim, fica a licao, ou no mínimo o trauma.

Esse texto que segue abaixo, faz parte do meu trabalho de pesquisa sobre a vida dos estrangeiros no exterior, e como quero dar minha parcela de contribuicao à sociedade, gostaria de transcrever aqui algumas dicas que podem de alguma forma ajudar. 


Viajar com seguranca


            Um ponto muito importante para quem estará viajando à convite ou patrocinado por terceiros, é ter os olhos bem abertos e desconfiar de muita facilidade e das vantagens oferecidas para a viagem. Principalmente se essas ofertas partem de desconhecidos ou pessoa não muito íntima, ou mesmo se for patrocinada por amigos.
           
Se for uma oferta de emprego, desconfie de salários muito altos; desconfie se alguém lhe oferecer para que você pague os custos de sua viagem quando comecar a trabalhar; de ofertas de empregos para trabalhar como babá ou empregada doméstica, pois muitos “agenciadores” maqueiam as suas reais intencões, e essas pessoas, na sua chegada ao país de destino, se apossam dos documentos e passagem aérea, lhe apresenta um carnê ou uma caderneta com os valores de uma dívida contraída em milhares de euros (que seriam os custos com sua passagem, documentos de viagem, e sua hospedagem!) que até então você possivelmente desconhecia, e para pagar isso você terá de trabalhar em bares, bordéis e casas de prostituicão, de forma escrava, já que não terá direito legal nenhum enquanto os seus documentos estiverem de posse dos seus agenciadores. Essas pessoas não estão para brincadeira e suas formas de agir estão ficando cada vez mais refinadas e porque não dizer perigosas.

            Uma orientacão, é procurar sempre a polícia local, no país em que se encontra e denunciar, solicitar protecão e ajuda para retornar ao seu país, caso isso seja possível. Mas o problema maior, é que esses agenciadores mantêm suas vítimas vigiadas todo o tempo e sob ameaca, o que compõe um perigo para quem tenta fugir e fazer denúncias, pois podem pagar com suas próprias vidas. Para saber disso, basta-se olhar os noticiários de televisão e os jornais periódicos.

            Portanto, a melhor decisão a se tomar, é a precaucão. Mas caso embarque em uma “aventura”, é importante ainda manter alguma cautela:

  • Procure você mesmo custear sua viagem;
  • Ao viajar, mantenha sempre contato com os seus familiares no seu país de origem, para no caso de você por alguma razão interromper o cantato, eles saberem que algo não vai bem;
  • Procure levar uma quantia em dinheiro junto com você sempre, e não revele às pessoas os valores em espécie que possui. Se possível, separe pequenas quantias em lugares que só você sabe, para o caso de uma emergência;
  • E o mais importante: seus documentos pessoais, tenha sempre com você, e não os entregue à ninguém!

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

Um Conto Corrido

07:30 - O Telefone -Alô! -Mãaaae!! Esqueci a mochila de esporte na parada do ônibus! -Corre por favor antes que alguém pegue! -E onde vc est...