Mittwoch, 9. Dezember 2015

Advento - A Luz do Mundo

Olá!

Dando uma pequena trégua nos assuntos voltados à migração dos exilados para a Europa e às inúmeras tentativas e atentados terroristas que nos aterrorizaram verdadeiramente esses últimos tempos,  quero dar passagem a "contagem regressiva" para as comemorações referentes ao nascimento de Jesus Cristo.
 E nada mais importante que iniciar essa contagem com uma das maiores tradições alemãs, que é marcada com o acendimento das velas do Advento. As quatro velas que circundam  a Coroa do Advento(Adventskranz)  marcam os quatro domingos que antecedem a Noite Natalina. A cada domingo uma nova vela deverá ser acesa, e cada uma delas simboliza a proximidade com a chegada do Jesus Cristo, e por fim, em 24 de Dezembro o nascimento do Salvador, e a Luz do Mundo estará acesa verdadeira e simbolicamente com as quatro velas. Uma curiosidade é que a Coroa do Advento originalmente falando, é confeccionada com ramos verdes de pinheiros entrançadas, formando uma coroa e nela são fixadas as quatro velas do Advento. Essa época do ano é onde as floriculturas faturam extra com a confecção e as vendas dessas coroas, além de muitas outras decorações feitas com os ramos dos pinheiros.

Mas como não poderia deixar de ser, essa tradição continua viva, mas ganhou um toque de modernidade, onde as velas do Advento são postas em objetos decorativos, que podem ter forma e textura bem diferentes da tradicional coroa de pinheiro, como por exemplo objetos decorativos de mesa em metal,  porcelana, madeira etc, que são aproveitados e decorados de acordo com o gosto individual de cada um.





E para acompanhar essa "contagem regressiva", existe o Calendário do Advento (Adventskalender), que é um calendário especial com 24 janelinhas, contados a partir do dia 1° de Dezembro simbolizando os 24 dias até a chegada do Natal.




À esquerda um calendário pronto das lojas de decoração, e à direita o calendário confeccionado pela querida amiga Giovana Wittmer.

O acompanhamento desses calendários tem um sentido especial, mostrando de forma divertida quantos dias faltam para a chegada do Natal, e para as crianças em especial, pois cada janelinha apresenta uma surpresa. Algum8as pessoas preferem confeccionar os seus próprios calendários ou comprá-los prontos nas lojas de decoração, fugindo assim dos modelos tradicionais já prontos oferecidos nos supermercados ou lojas de departamentos, que são confeccionados em papelão.





Quase se comparando com o consumismo dos ovos de chocolates vendidos na semana de Páscoa no Brasil, assim as grandes marcas também investem nesse grande filão que são as comemorações natalinas na Alemanha.

As grandes marcas de brinquedos do mercado, já viram nisso um grande potencial de vendas de seus produtos e já criaram seus próprios calendários onde dentro das janelinhas, além do tradicional chocolate, também são encontrados brinquedos em miniatura.
E como os adultos também não poderiam ficar de fora, há os calendários mais ousados e que trazem uma conotação erótica, para os homens e também as mulheres. As lojas de bebidas que também aproveitaram a onda já inovaram oferecendo grades de cervejas com tipos variados, em estilo de Calendário do Advento.


Como se não bastasse, algumas marcas mais conhecidas já ousando e de olho nos consumidores mais aficcionados no mundo virtual, lançaram Calendários do Advento Digitais, com Apps que dão presentes ao serem baixados pelo Smart Phone.                       
                                            
É, pelo visto, o "Espírito de Natal" precisará  se informatizar o mais rápido possível...ou se perderá no meio do caminho...

.



Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

Um Conto Corrido

07:30 - O Telefone -Alô! -Mãaaae!! Esqueci a mochila de esporte na parada do ônibus! -Corre por favor antes que alguém pegue! -E onde vc est...